estrategia, reunião, marketing

Estratégia VS Táctica

Setembro 6th, 2018 Posted by ESTRATÉGIA DE MARKETING 0 thoughts on “Estratégia VS Táctica”

A DIFERENÇA ENTRE ESTRATÉGIA E TÁTICA

No mundo actual, onde tudo é imediato e as acções têm de ser rápidas, demasiadas vezes se confunde tácticas com estratégias.

A maioria dos gestores/empreendedores pensam e aplicam táticas sem pensar e elaborar antecipadamente a Estratégia, o que por norma, resulta em acções esporádicas, incoerentes e inconsequentes.

A estratégia não está dependente da táctica, mas o contrário acontece, a elaboração da táctica está dependente da estratégia definida.

De uma forma muito resumida, a estratégia define qual o caminho e onde queremos chegar, por seu lado, a táctica decide os meios e como os colocar em pratica para alcançar os nossos objectivos.

O conceito de Estratégia

Segundo Kotler e Keller (2006), a estratégia é um plano de como chegar lá. Cada negócio deve estabelecer a sua própria estratégia para atingir as suas metas.

A estratégia é de certa forma, um guia. É o resultado da análise ao mercado e do planeamento. Ao definir a estratégia, estará seguro em relação à sua posição atual e vê um trajeto claro para alcançar os seus objectivos. É a estratégia que vai definir onde quer chegar e qual será o caminho para ir do ponto atual ao ponto futuro.

A Tactica

Se a estratégia indica o caminho e onde queremos chegar, a tática é que vai selecionar os meios necessários para que esse caminho seja possível e alcançado.

“Tática é saber o que fazer quando há o que fazer”, Segundo o russo Savielly Tartakower.

Em síntese, se nos limitarmos a aplicar táticas, certamente iremos cair no erro de experimentar diversos caminhos e nenhum deles nos levar até ao nosso destino. 

O que vai resultar em cansaço, frustração, sentirmo-nos perdidos e sem soluções e muitas vezes desistirmos do nosso sonho.

Daí ser de extrema importância elaborarmos a nossa estratégia e após termos definido o destino que pretendemos, analisarmos os diferentes caminhos (meios) disponíveis e selecionarmos o que nos levarão ao destino final mais rapidamente e no menor esforço. 

Naturalmente, isto não significa que o caminho não possa ser sinuoso e de travessia difícil, mas sabemos que ao ultrapassarmos os obstáculos, conseguiremos alcançar os nossos objectivos.

Nunca parta directamente para as acções sem pensar antecipadamente onde quer chegar. Se tiver dificuldade em definir a sua estratégia, temos uma equipa especialista que o irá ajudar a encontrar o seu destino e o caminho para o alcançar.

Consulte-nos

             

Escrito por Mário Alves

Também poderá gostar de…

Tags: , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *