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Como ter uma boa presença nas redes sociais

Abril 18th, 2018 Posted by Redes Sociais 2 thoughts on “Como ter uma boa presença nas redes sociais”

A Gestão de redes sociais é um elemento essencial e diferenciador na comunicação actual das marcas, empresas e/ou negócios.

Muito provavelmente, já ouviu inúmeras vezes que actualmente é essencial para qualquer empresa estar presente nas redes sociais. Afinal é lá que está toda a gente e certamente os seus clientes também estarão.

Mas para que possa ter a certeza desta realidade, apresentamos alguns números que confirmam esta afirmação:

Segundo o estudo da Hootsuite e da We are Social, 75% da população portuguesa utiliza a internet e 64% têm redes sociais activas, isto resulta em aproximadamente 7,73 milhões e 6,60 milhões de portugueses respectivamente. Acrescentamos ainda que este números representam um crescimento de 7% nos utilizadores de internet e 8% nas redes sociais.

utilizadores, digitais, portugalNo que concerne à distribuição pelas diferentes redes sociais, o gráfico abaixo é bastante elucidativo:

Total de utilizadores activos mensais

Grafico, redes sociaisPara lhe dar ainda mais certeza que deve estar presente, apresentamos o tempo diário despendido pelos portugueses em ambos os casos:

INTERNET                                                        REDES SOCIAIS 

                                                                          

   6H31M                                                                                     2H10M

Estes valores representam a realidade nacional, se alargamos os números a nível mundial os valores são ainda mais impressionantes. Deixamos apenas alguns exemplos:

2 biliões – Nº de utilizadores activos todos os meses no Facebook

700 milhões – Nº de utilizadores activos todos os meses no Instagram

500 milhões – Nº de utilizadores activos todos os meses no Linkedin

50 milhões – Nº de empresas registadas no Facebook business

Como pode verificar, as redes sociais estão bem presentes no dia-a-dia de cada um e são um óptimo meio de comunicação. 

A sua empresa já está a tirar o maior partido da presença nas redes sociais? Temos a certeza que serão uma mais valia para o seu negócio.

Para que consiga obter bons resultados, não basta estar presente, é necessário uma presença estruturada, planeada e gerida por um profissional.

Principais erros das empresas portuguesas na gestão de redes sociais:

  • Criação de um perfil, ao invés de uma página;
  • Páginas com informações incompletas;
  • Passar meses sem publicar;
  • Comunicação incoerente e desajustada;
  • A maioria das publicações são de produtos/serviços da empresa, o que não gera interações;
  • Falta de análise e definição de métricas;

O que deve fazer para ter uma presença nas redes sociais que acrescente valor e gere resultados:

Salientamos que a comunicação nas redes sociais não tem de ser muito formal, o objectivo é aproximar e relacionar-se com os clientes e os clientes gostam de se relacionar com pessoas.

Assim sendo, apresentamos os pontos a ter em conta na elaboração da sua estratégia de Gestão de redes sociais:

  • DEFINIÇÃO OBJECTIVOS

Para que estar lá?

Esta é a primeira pergunta que deverá fazer. Como em qualquer outro meio de comunicação, não deve estar presente sem um objectivo definido.

Isto é essencial para que possa ter uma estratégia coerente e com resultados. Como escreveu Lewis Carrol: “Se não sabe para onde quer ir, qualquer caminho serve” e habitualmente o caminho é inconsequente e não traz bons resultados. Definir corretamente os objectivos é crucial para seguir no bom caminho.

  • DEFINIÇÃO PÚBLICO-ALVO

Quem são os seus clientes? Quais são os seus hábitos online? Em que redes sociais estão presentes? Como utilizam essas redes?

Para escolher bem em quais redes deve estar presente e investir os seus esforços, deve conseguir responder a estas perguntas.

Em Marketing Digital utiliza-se com frequência a designação de persona para descrever os seus clientes. A persona é o guia da sua estratégia e cada informação sobre ela é um insight importantíssimo.

PERSONA:

Uma persona é, como o nome indica, uma personagem criada para o ajudar a compreender melhor quem é o cliente e quais são as “dores” que ele precisa resolver

Exemplo da descrição de uma persona

Características: Pedro Mesquita, 36 anos.

Perfil profissional: Gestor de marketing, com pós-graduação em Marketing Digital;

Vida pessoal e hobbies: Casado e sem filhos, nos tempos livres gosta de passar o tempo livre com a família e viajar. Gosta de ir a concertos de música e passa parte do seu tempo livre em redes sociais;

Objetivos: Quer levar a sua empresa a alcançar resultados específicos e atingir outro patamar na sua carreira;

Problemas: empresa ainda sem mentalidade digital, limitada apenas ao outbound.

  • SELECÇÃO DAS REDES ADEQUADAS

Porque a sua persona poderá não estar em todas as redes sociais, é crucial selecionar aquelas que melhor se enquadram na sua persona. (Ex: se a sua persona é um estudante do secundário, provavelmente ainda não terá perfil no Linkedin)

  • DEFINIÇÃO DO GUIA DE ESTILO

Pense que a sua marca é uma pessoa. Como é que ela seria?

Defina a sua personalidade (ex: divertida, positiva, etc), o tom de comunicação (informal, primeira pessoa, etc), o estilo de imagens que poderá publicar, as cores que identificam a marca, tudo isto leva a que tenha uma comunicação consistente e a criar uma identidade da sua marca

Por norma sugerimos que utilize a seguinte regra de publicação de conteúdos:

70/20/10

70% – Conteúdo que acrescenta valor para a comunidade

20% – Conteúdo de partilháveis a pensar nos fãs

10% – Conteúdo promocional

  • IMPLEMENTAÇÃO

Para que a implementação seja a ideal, deve criar uma calendarização de publicações, que poderá ser semestral, trimestral, mensal ou semanal. Na Living Strategies planeamos mensalmente, por pensarmos que é o espaço de tempo com o melhor equilíbrio entre tempo despendido e previsão realista. 

A calendarizaçao deverá incluir os temas, o dia e hora, os conteúdos (textos, imagens, videos) a publicar durante todo o mês. 

  • ANÁLISE

Por último, mas sem duvida um dos pontos mais importantes, é analisar a evolução das diferentes redes sociais. 

O que deve medir? 

Não deve, de todo, restringir a analise ao nº de seguidores, deverá prestar grande atenção ao alcance, interacções, ao tráfego gerado para o seu website.

Alcance

Demonstra quantas pessoas visualizaram a sua publicação. Tem efeito essencialmente na notoriedade da sua marca.

Interacções

Corresponde aos gostos, partilhas, comentários na sua publicação. Por aqui, poderá perceber quais e que tipo de publicações os seus seguidores mais apreciam e valorizam.

Tráfego gerado

Se as suas publicações não estão a levar visitas ao seu website ou blog, algo poderá não estar a correr bem.

Perceber qual o percurso de um potencial cliente no seu funil de vendas, é essencial para levar ao objectivo final.

Se seguir este planeamento, certamente que a presença nas redes sociais da sua empresa terá resultados positivos e superará as suas expectativas.

Com o dia-a-dia actual das empresas, sabemos que o tempo disponível para esta gestão é curto, por isso, se pretender obter uma gestão de redes sociais profissional e com resultados, na Living Strategies somos especialistas em estratégia de redes sociais.

Gestão de redes sociais adequada à sua empresa

Apresente-nos o seu desafio

             

Escrito por Mário Alves

2 thoughts on “Como ter uma boa presença nas redes sociais”

  1. Sílvia Magalhães diz:

    É de facto urgente as empresas aperceberem-se do papel crucial que as redes sociais têm na aproximação com o seu cliente. Este texto está muito explícito e vai direto mesmo ao ponto!

    1. Living Strategies - Marketing Agency diz:

      Obrigado pelo comentário, Sílvia Magalhães!
      Concordamos que as redes sociais assumem um papel essencial na relação das empresas com os seus clientes. E a comunicação neste meio, deverá ser coerente com os restantes, mas simultaneamente, aproximar os clientes à marca.
      Na Living Strategies desenvolvemos estratégias integradas, que unem os canais online e offline, de forma a alcançar resultados optimizados.

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