Tem o seu website online, mas não obtém visitas?Pretende aumentar as suas vendas online? Uma das soluções mais eficazes e económicas é o Google Adwords.
Como referimos no artigo anterior em que apresentamos as principais vantagens do Google Adwords, neste artigo vamos fazer uma breve descrição de como criar a sua campanha de AdWords.
Comece por aceder à plataforma do Google Adwords. Nesta página deve iniciar a sua sessão Google™, através do Gmail. Se não tiver ainda conta no Google™, terá de criar uma.
Após iniciar a sua conta, entrará no painel de Descrição geral, e numa coluna à esquerda são apresentadas diversas opções.
Para facilitar o entendimento e aplicação dos passos seguintes, apresentamos a estrutura de utilização do google Adwords.
A campanha é o nível mais alto dentro da conta e para melhor mensurar os seus resultados, deverá criar uma campanha para cada produto ou marca que pretenda comunicar.
O grupo de anúncios é onde irá definir as palavras-chave relevantes para o seu negócio e que serão os termos que activarão os seus anúncios (se tiver dificuldade em saber quais as palavras-chave mais relevantes no seu mercado ou pretender validar as suas ideias, o google disponibiliza uma ferramenta para auxiliar nesta escolha, o Keyword Planner).
Os anúncios são o que, efectivamente, os seus potenciais clientes irão ver no momento da pesquisa e deverá ter um anúncio por cada palavra-chave.
Agora que já está um pouco mais familiarizado com a plataforma, vamos iniciar o processo de criação dos seus anúncios.
Criação das Campanhas
O 1º passo é clicar em “Campanhas” e depois no botão “+ Campanha”, como mostra a imagem.
O primeiro ecrã que irá visualizar é para selecionar o tipo de campanha:
Pesquisa: os seus anúncios apenas ficarão disponíveis nos motores de pesquisa;
Rede de Display: Além dos motores de busca, os seus anúncios serão adaptados à rede de sites parceiros do Google (google Adsense);
Shopping: Anúncios em que é possível apresentar fotografias dos produtos, preços e nome da sua empresa (Exemplo na imagem abaixo);
Video: anúncio de video no Youtube e na rede de sites parceiros;
Aplicação: Anúncios a aplicações nas redes Google;
Sugerimos numa primeira campanha optar apenas pela rede de pesquisa, de modo a simplificar o processo e o seu acompanhamento.
Após selecionar o tipo de campanha, terá de escolher o objectivo da mesma:
Logo depois desta configuração inicial, será direcionado para uma nova página com as informações abaixo:
- Nome da campanha: opte por um nome que facilmente identifique a campanha/produto;
- Locais: São as cidades ou países em que gostaria de divulgar os seus anúncios;
- Idiomas: escolha o idioma dos sites em que gostaria que os anúncios sejam exibidos.
- Orçamento diário: qual o valor que pretende investir diariamente;
- Lances: Como quer pagar pelos seus anúncios.
As opções que devem ser preenchidas são:
Objetivo: escolhe o objetivo de lance para a sua campanha.
- Cliques (CPC);
- Conversões (CPA);
- Valor de conversão;
Estratégia de lance: Escolha como quer que os seus lances sejam ajustados.
- Definir lances manualmente (você escolhe o valor máximo para as suas palavras-chave)
- Lances automáticos (o Google define automaticamente os lances)
Data de início e conclusão: pode optar por colocar uma data de conclusão da sua campanha, mas não é um campo obrigatório;
Público-alvo: é neste campo que deve implementar a sua segmentação;
Extensões: São informações adicionais para o seu anúncio.
Existem várias opções de extensões:
- SiteLink: link para diferentes páginas de destino
- Texto destacado: Adicione texto adicional ao seu anúncio, ex: entregas grátis;
- Extensões de chamada: Adicione um número de telefone ou um botão de chamada
O 2º passo é Criar Grupos de Anúncios
Este é passo o mais curto. Apenas tem de definir um nome para o grupo de anúncios e selecionar as palavras-chave
Dentro da selecção de palavras-chave o google permite diferentes correspondências.
São elas:
Correspondência Ampla: permite que o seu anúncio seja exibido para variações e frases semelhantes. É o tipo de correspondência padrão para todas as palavras–chave selecionadas. Nestas não coloca nenhum símbolo.
Correspondência ampla modificada: o seu anúncio será activado apenas se as palavras forem exactas ou variações aproximadas (plural, erros ortográficos). Utiliza-se o sinal + antes das palavras (ex: +sapatilhas +de +fitness)
Correspondência de Frase: o seu anúncio será exibido apenas a pesquisas da frase exacta ou aproximações que contenham palavras antes ou depois da palavra-chave. Deverá colocar a palavra-chave entre aspas (‘“). ex: Palavra-chave: “sapatilhas de fitness”; Activação: Comprar sapatilhas de fitness
Correspondência Exata: o anúncio será activado apenas se a palavra-chave estiver escrita exactamente da mesma forma que foi pesquisada (no entanto, em caso de erro ortográfico ou omissão de letras, o google associa à palavra-chave).
Coloca-se as palavras dentro de [ ]. Ex: [sapatilhas de fitness]
3° Passo: Criar Anúncios
Para criar o seu anúncio, basta clicar no botão de “+ Anúncio”.
Escolher a opção “anúncio de texto” e preencher os campos da imagem seguinte:
O Google disponibiliza 30 caracteres para o texto dos anúncios, em cada um dos campos de “Titulo”.
É nesta fase que deve implementar toda a sua criatividade e produzir conteúdo apelativo ao seu público-alvo. Mas cuidado, porque o texto do anúncio deve corresponder ao produto e conteúdo da página de destino, não ceda à tentação de apresentar promessas que se revelam muito apelativas, mas que posteriormente não cumpre. Isto irá comprometer bastante o índice de qualidade do seu anúncio.
Depois de todos estes passos, o seu anúncio terá de ser revisto e aprovado pela Google e só após validação o mesmo será exibido!
Dicas para alcançar melhores resultados com os seus anúncios:
- Colocar no título exactamente a palavra-chave correspondente;
- Incluir sempre um CTA (call to action). Ex: “compre já”, “Ligue hoje”.
- Criar testes A/B (2 a 3 anúncios diferentes, para fazer testes e perceber qual a melhor abordagem)
- Utilizar como página de destino dos anúncios, se possível uma página exclusiva do produto ou alternativamente, a página do seu site que corresponde ao produto.
Como qualquer ferramenta em Marketing Digital, o Google Adwords permite mensurar diversos dados e é de extrema importância acompanhar o desenvolvimento dos diferentes anúncios a fim de optimizar os mesmos. E neste processo, o Google Analytics revela-se um excelente aliado.
Mas este é um tema complexo e longo que abordaremos em próximos artigos.
Esperamos que este artigo lhe seja útil na concretização da sua campanha.
Escrito por Mário Alves