Como escolher o influenciador digital ideal para a minha marca?

Outubro 11th, 2018 Posted by Publicidade online 0 thoughts on “Como escolher o influenciador digital ideal para a minha marca?”

Os influenciadores digitais são cada vez mais um meio de comunicação relevante para as marcas. Através destes, é possível uma maior aproximação com o seu público-alvo e gerar uma maior interacção.

Mas para escolher o influenciador ideal, devemos ter em conta apenas o nº de seguidores? Respondemos já a esta questão com um claríssimo NÃO.

Mas então, quais os critérios para escolher o influenciador ideal para a minha marca? Continue a ler este artigo e descubra…

influenciador

A comunicação através de influenciadores digitais não é apenas sobre a divulgação da sua marca através de demonstração e/ou avaliações de produtos. É, sobretudo, um meio para estabelecer uma forte identidade de marca, ao que poderá associar o objectivo de aumentar o tráfego do seu site ou promover uma maior interacção nas redes sociais.

Apresentamos as 8 dicas para escolher os influenciadores para sua estratégia de marketing:

  1. Relevância: como em todas as campanhas de marketing, a escolha de um influenciador relevante para o segmento que pretendemos atingir é o passo mais importante. A pessoa escolhida deverá ter conhecimento e compreender o mercado, para que possa abordar os temas com descontracção e autenticidade. Caso contrário, a mensagem vai parecer forçada e transmitir uma imagem negativa tanto para a marca como para o influenciador. Uma comunicação autentica irá transmitir confiança aos seus seguidores e alcançar melhores resultados.
  1. A audiência: a audiência do influenciador deverá estar de acordo com o seu público-alvo e precisa de ser relevante para o seu produto ou serviço. Um exemplo simples: se o seu público-alvo está numa faixa etária entre os 25-40 anos, certifique-se de que o seu influenciador tenha um grande número de seguidores nesta faixa etária.
  1. Qualidade do conteúdo: após escolhermos o influenciador, devemos confirmar se o conteúdo que produz é de qualidade e de acordo com a perspectiva da nossa marca. Um conteúdo de qualidade e que oferece valor para os seguidores, irá gerar um maior interesse e partilha.
  1. Taxa de interacção: o nível de participação dos seguidores determina quanto um influenciador consegue gerar interacção. Numa campanha de marketing com influenciadores, gerar interacção é ainda mais importante do que o alcance, porque uma pessoa que de alguma forma interage com uma publicação, revela um maior interesse e potencialidade de conversão. Influenciadores que têm elevadas taxas de interacção são, geralmente, melhor sucedidos em influenciar as decisões de compra. E é importante realçar que os micro-influenciadores normalmente têm taxas de interação superiores aos macro-influenciadores, visto que, apesar do menor número de seguidores, eles conseguem manter contacto com um maior número de pessoas, interagindo muito mais com esse público.
  2. Frequência de publicação: ao selecionar um influenciador, verifique com que frequência ele publica. Influenciadores que publicam regularmente e conteúdo de alta qualidade são mais propensos a ter uma maior ligação com os seguidores.
  1. Confiabilidade: influenciadores que fazem um menor número de publicações patrocinadas, tendem a usufruir de maior apoio do seu público. E se as publicações forem acompanhadas pelas suas experiências pessoais acerca do uso do produto ou serviço, esse conteúdo geralmente produz mais confiança do que críticas meramente profissionais.
  1. Profissionalismo: o influenciador deve ser profissional na abordagem e entender as suas responsabilidades. A imagem de uma marca depende deles, como tal devem ser capazes de apresentar conteúdo valioso e autêntico. Pode verificar este profissionalismo pelas publicações anteriores e pelas suas interacções directas com ele.
  1. Capacidade de lidar com reações negativas: nem sempre tudo corre como o esperado e podem haver situações em que o público reage negativamente ao conteúdo patrocinado. Nestes momentos, o influenciador deve ser capaz de lidar bem com as reações negativas dos seus seguidores, sem piorar ainda mais a situação. Lidar com as reações negativas de uma forma rápida e profissional é uma característica que todos os influenciadores deveriam ter e a qual você deve procurar verificar antes de associar a sua marca a uma pessoa.

Estes são os pontos essenciais que deve ter em conta no momento de escolher o influenciador ideal para a sua estratégia de Marketing.

Se tiver dúvidas nesta escolha, iremos ajudá-lo a verificar todos estes pontos e chegar ao influenciador ideal para a sua marca.

             

[/vc_wp_text]

Escrito por Mário Alves

Artigos Relacionados

Tags: ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *