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Storytelling – O que é?

Fevereiro 10th, 2019 Posted by Comunicação, Marca, Marketing de Conteúdo 0 thoughts on “Storytelling – O que é?”

Todos gostamos de uma boa história, seja um bom livro, um filme ou simplesmente algo que um dos nossos amigos nos conta com enredo e entusiasmo.

Há pelo menos 40.000 anos, desde as primeiras pinturas rupestres, que contar histórias tem sido um dos métodos de comunicação mais básicos.

Mas por que nos sentimos muito mais envolvidos quando ouvimos uma boa história?

O nosso cérebro activa determinadas partes, mediante o tipo de conteúdo que estamos a ouvir. Por exemplo: se nos falarem sobre os deliciosos bolos da pastelaria do fundo da rua, activamos o córtex sensorial. Se é o nosso amigo que nos está a contar a fantástica jogada do último jogo de futebol, já é o córtex motor que se activa.

Uma boa história, pode activar todo o cérebro!

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Ao ouvirmos uma narrativa envolvente, sentimos como se estivéssemos a viver a situação, como tal, o nosso cérebro mantém-se num estado de experiência total.

E como utilizar o storytelling para melhorar o seu negócio?

Com a quantidade de informação disponível e que diariamente nos chega pelos diversos meios, é um desafio captar a atenção do consumidor para os nossos conteúdos. E é aqui que entra o storytelling. A arte de saber contar histórias pode efectivamente fazer a diferença nos seus conteúdos e consequentemente no seu negócio, seja no mundo digital ou offline.

E quando nos referimos a contar histórias, não é apenas em texto, temos de aplicar esta estratégia a todos os formatos: imagem, video, som, etc.

E quais são os segredos para fazer um storytelling eficaz:

  1. Criatividade: Como em qualquer conteúdo de marketing a criatividade marcará a diferença;
  2. Autenticidade: conte histórias reais e seja autentico quando comunicar a sua empresa. Além de os seus clientes se identificarem, a história tem de ser coerente a toda a experiência com a marca.
  3. Diversidade de meios: comunique nos diversos meios (redes sociais, e-mail, blog, etc) e nos diferentes formatos (texto, imagem, video…) 
  4. Emoção: Uma comunicação que apele às emoções gerará melhores resultados.
  5. Inspiração: Uma história inspiradora tende a ter mais sucesso, todos gostamos de reviravoltas, resiliência e um final feliz.

Mas e o que a sua empresa tem para contar?

São vários os temas que pode abordar nas suas histórias, nomeadamente:

  • Como tudo começou
  • O que o levou a iniciar a sua empresa
  • A evolução do seu negócio
  • Historias da sua equipa
  • Como os seus serviços/produtos ajudaram os seus clientes

Entre muitos outros, deixe a sua criatividade fluir…

Se conseguir contar boas histórias, terá a oportunidade de comunicar de forma mais humana e criar uma verdadeira ligação entre a sua marca e os seus clientes. E, certamente, que no médio-longo prazo verá a sua taxa de fidelização aumentar, os seus clientes a preferirem o seu produto/serviço em detrimento da concorrência e no esplendor maximo, alcançará verdadeiros evangelizadores da sua marca que a recomendarão e defenderão nas diferentes situações.

Não se esqueça, actualmente os clientes não compram produtos, compram experiências. E como tal, o storytelling assume uma preponderância ainda maior. São varias as marcas que fazem um bom uso do storytelling, veja por exemplo a Coca-cola que vende felicidade ou a Red Bull que vende um estilo de vida e espirito de liberdade. Dificilmente você verá estas marcas a comunicar as características do seu produto, mas sim a comunicar uma experiência!

O propósito da sua marca, a identificação com a cultura da empresa, e a sua história, na maioria dos casos, são mais importantes do que os seus produtos.

Esperamos que este artigo o ajude a comunicar a história da sua empresa. Se precisar de ajuda na clarificação da sua mensagem, na Living Strategies somos especialistas a comunicar o seu propósito.

             

Escrito por Mário Alves

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