Uma presença das empresas nas redes sociais, actualmente, já é vista como natural e a maioria das empresas já a inclui na estratégia de marketing digital e criou a sua página nas diferentes plataformas disponíveis.

Contudo, se ainda tem dúvidas se a sua empresa deverá criar uma página nas redes sociais adequada ao seu negócio, apresentamos-lhe 10 motivos pelos quais deve começar hoje mesmo a criar a sua estratégia para a gestão de redes sociais.

1. Acelerar o crescimento do negócio

Estar presente nas redes sociais permitirá à sua marca chegar a um grande número de pessoas e consequentemente, aumentar as suas vendas.

2. Comunicar com o seu público-alvo real

Quem segue a sua marca, são pessoas que efectivamente têm interesse na mesma ou nos seus produtos. Além de que ao anunciar nas redes sociais, com as diversas opções de segmentação disponíveis fará com que a sua comunicação chegue aqueles que são realmente os potenciais clientes da sua empresa.

3. Estar mais próximo dos seus clientes

Ao estar presente nas redes sociais, permite que a sua marca esteja onde estão os seus clientes. Terá a possibilidade de uma comunicação bilateral, significa que poderá saber a opinião verdadeira dos seus clientes e responder em tempo real. E principalmente, actuar em função deste feedback.

4. Estabelecer confiança e melhorar o relacionamento

A proximidade referida no ponto anterior, contribuirá para um aumento na confiança na sua marca, já que este tipo de comunicação torna-a mais verdadeira e melhorará o relacionamento com os seus seguidores.

5. Melhorar o seu produto ou serviço

Ao ouvir a opinião dos seus seguidores e clientes de forma mais próxima e real, tem a oportunidade de conhecer os seus desejos e motivações e com esta informação melhorar o seu produto/serviço de uma forma mais assertiva.

6. Vender mais e mais rápido

Além do factor relacionamento, as redes sociais são mais um meio de promover os seus produtos (mas por favor não caia na tentação de utilizar as redes sociais como a montra do seu negócio. Lembre-se sempre que a estratégia para o sucesso passa pela entrega de valor aos seguidores. Apresente os seus produtos de forma moderada e coerente).

A acrescentar a isto, as plataformas estão em constante evolução e a aplicar mecanismos que beneficiam as empresas, onde se incluem formas de vender os seus produtos directamente nestas mesmas plataformas. Logo, estas permitem-lhe apresentar os seus produtos e finalizar vendas de forma rápida.

7. Baixo custo de investimento

O alcance orgânico, nomeadamente no Facebook, é muito baixo. Nas que ainda permitem chegar a muitos dos nossos seguidores, com o crescimento de utilizadores, resultará sempre numa diminuição do alcance orgânico. 

Significa isto que, para alcançar bons resultados, actualmente é imprescindível anunciar nestas plataformas.

No entanto, para equilibrar esta situação, os anúncios ainda são de baixo custo, principalmente se tivermos em conta o ROI (retorno do investimento) apresentado.

8. Aumentar o trafego para o seu site

Se a sua empresa tem um website, é crucial que os seus clientes ou potenciais clientes o conheçam e visitem.

Para tal, as redes sociais têm um papel fundamental. Conforme referimos nos pontos anteriores, as redes sociais permitem chegar a muitas pessoas e principalmente às pessoas que interessam ao seu negócio, logo, ao publicar com links para o seu website (por exemplo com artigos de blog) ou através de anúncios, tem a possibilidade de angariar muitos visitantes e apresentar de uma forma mais profunda o seu negócio e a sua empresa.

9. Aumentar a notoriedade da sua marca

Ao estar presente com estratégia, de uma forma coerente e acrescentando valor aos seus seguidores, permitirá que a sua marca seja reconhecida no mercado e aumente significativamente a sua notoriedade.

Naturalmente, que estes resultados não serão visíveis no curto prazo. Este é um dos pontos fulcrais numa estratégia de redes sociais, a paciência. Em determinados segmentos, os resultados apenas surgirão no médio/longo prazo, mas por outro lado, quando surgem são de longa duração e continuarão a gerar resultados ao longo do tempo.

10. Tornar a sua marca mais verdadeira

O último ponto, é aquele que será menos mensurável mas de extrema importância.

Se conseguir que a presença da sua marca nas redes sociais seja autêntica, real e humanizada certamente que criará uma relação tão próxima com os seus seguidores e clientes que a sua fidelidade aumentará significativamente. Podendo em alguns casos criar verdadeiros embaixadores da marca. Estes embaixadores, são essencialmente, clientes que estão tão ligados à sua marca, que a recomendam a todos os amigos e chegam mesmo a ser os primeiros defensores da mesma em algum momento que surja um ataque ou critica. São diversos os exemplos existentes deste embaixadores (ex: Apple, Samsung, Nike, etc).

Se ficou convencido que a presença da sua empresa nas redes sociais é essencial para o seu sucesso, mas tem dúvidas de como elaborar a estratégia. Na Living Strategies somos especialistas na gestão de redes sociais e elaboramos a estratégia ideal e adequada para o seu negócio.

Escrito por Mário Alves