marketing digital é uma estratégia de comunicação incrível e que surgiu para alavancar empresas, marcas e produtos, através da internet.

O Marketing digital já não é uma tendência, é claramente um meio que deverá estar presente em todas as estratégias de comunicação das empresas e está em crescendo, mas como foi que ele surgiu? Antes de entrar neste ponto, é importante lembrar como era o mundo da comunicação antes da sua existência.

 

O Marketing antes do marketing digital!

Antes do programador suíço Tom Berners-Lee nos dar acesso à World Wide Web (a internet como a conhecemos actualmente), as empresas comunicavam exclusivamente nos meios offline (televisão, rádio, revistas, jornais, outdoors, entre outros). Após a adesão mundial à utilização da internet, começaram a surgir os primeiros anúncios, nomeadamente, o primeiro na revista wired. Mas é com o aparecimento dos motores de busca que se dá a proliferação da comunicação online.

Timeline das criações mais importantes no mundo online:

Timeline empresas digitaisNo entanto, e ao contrario do que por vezes é apregoado no mercado, o marketing digital não é um novo marketing ou distinto do marketing “tradicional”. O Marketing Digital deverá estar integrado na estratégia de Marketing de uma empresa, ele é uma componente da estratégia de Comunicação global da empresa.

O que se verifica actualmente é que algumas das empresas se dedica mais ao marketing digital do que propriamente ao planeamento de marketing, estratégia que certamente não alcançará os melhores resultados. Antes de se iniciar uma estratégia de Marketing Digital, é essencial, definir e elaborar o Plano de Marketing Estratégico com todas as suas componentes.

Contudo, pela diversidade e complexidade de meios, o marketing digital necessita de uma estratégia diferenciada por si só, isto para que o mesmo seja coerente e integrado nos diferentes canais.

Para elaborar uma estratégia de Marketing Digital que gere resultados, é necessário  abordar diversos fatores:

  • Análise interna da Marca ou empresa;
  • Análise da Concorrência;
  • Segmentar o mercado;
  • Definir o público-alvo ou personas;
  • Definir objectivos;
  • Definir o conceito da comunicação;
  • Elaborar o plano de acção;
    • Tom de comunicação;
    • Diversas plataformas;
    • Métrcas e KPI’s
  • Cronograma;
  • Orçamentação;

Sendo que esta analise deve ser orientada para a comunicação e pode ser mais ou menos elaborada, complexa e aprofundada, dependendo do mercado, da empresa ou produto, das necessidades da empresa e finalidade da estratégia.

Para elaborar uma estratégia de Marketing Digital estruturada é necessário que contemple pelo menos estes elementos, e para tal é necessário um conhecimento de Marketing na sua plenitude, acerca de:

•Elaborar uma estratégia.

•Criar estratégias de anúncios digitais e implementação

•Saber como comunicar com o público-alvo – Meio e guia de estilo

•Segmentar campanhas e conteúdos consoante os meios e os públicos

•Saber analisar e medir resultados

As ferramentas disponíveis para a implementação de uma estratégia digital são imensas e constantemente surgem novas ou as existentes são actualizadas, como tal, para trabalhar em marketing digital é obrigatória uma aprendizagem constante.

Apresentamos aqui algumas das plataformas e/ou canais digitais disponíveis:

  • Blog
  • Site
  • Lojas on-line
  • Publicidade online (Display, Google Adwords; media vendors)
  • Email
  • Marketing de Afiliados
  • Marketing de Contéudo
  • Redes sociais:
    • Youtube
    • Facebook
    • Instagram
    • Google+
    • LinkedIn
    • Twitter
    • Pinterest

Além da selecção e utilização das plataformas em si, é também imperativo medir a performance e analisar os resultados. Para tal, é necessário conhecer e dominar outras ferramentas, deixamos alguns exemplos, entre muitos:

  • Google analytics
  • Google Keyword Planner
  • Google Trends
  • Google PageSpeed
  • SEMRush
  • Ahrefs
  • SERPWoo

Em futuros artigos iremos abordar e explorar como utilizar os diversos meios e ferramentas.

Mas porquê que o marketing digital é tão atrativo? Apresentamos as principais vantagens do investimento em marketing digital:

  • Métricas:

Conforme mencionamos anteriormente, em marketing digital tudo é mensurável, o que permite conhecer com exactidão os resultados e calcular o ROI de todas as acções;

  • Agilidade:

O marketing digital permite-nos ser rápidos e ágeis nas interacções, correcções e mesmo na definição dos melhores anúncios, através da utilização os testes A/B

  • Alcance:

A internet é global, como tal, independentemente da dimensão da empresa, poderá alcançar o mundo inteiro.

  • Segmentação:

Se por lado é possível alcançar o mundo inteiro, por outro, o marketing digital permite-nos uma segmentação aprofundada e um investimento alocado em anúncios muito focados e direcionados ao público-alvo/personas definidas.

  • Interactividade:

Se no marketing offline a comunicação é unilateral, o marketing digital permite-nos uma interacção com os clientes, criando relações e aumentando a proximidade dos mesmos com as marcas. E por outro lado, permite às empresas obter informação extremamente valiosa acerca dos gostos e hábitos dos seus consumidores.

Sabemos que implementar uma estratégia de Marketing digital é complexo e é necessário uma mistura de criatividade, competência e alegria.

A Living Strategies une todos estes elementos e desenvolve a sua estratégia de marketing digital.

Fale connosco!

 

Escrito por Mário Alves