O e-mail marketing é uma das ferramentas mais antigas do Marketing Digital e consiste no envio de mensagens de e-mail enquanto meio de comunicação da empresa.

Por diversas vezes o seu fim foi anunciado e dado como certo, contudo o que se verificou é que, com a massificação da utilização de smartphones, a consulta ao e-mail ficou bastante mais fácil e acessível em qualquer lugar, mantendo o e-mail como um dos meios de comunicação mais utilizado. Segundo uma pesquisa da Pew Research, 92% dos adultos online utilizam o e-mail e 61% utilizam-no diariamente. Para a maioria das pessoas, a verificação do e-mail é a primeira acção do dia. Por tudo isto, o e-mail continua a ser uma das ferramentas mais eficazes numa estratégia de Marketing digital.

Porque é o E-mail Marketing tão eficaz?

1. Segmentação:
Ao preparar uma campanha de e-mail é possível orientar a sua mensagem e segmentar o seu publico-alvo mediante o objectivo definido.
Isto permite o envio de mensagens bem direcionadas, especificas e com um elevado grau de interesse do cliente.

2. Contacto directo e pessoal:
O e-mail é uma mensagem directa a cada uma das pessoas que envia e se tiver em conta o ponto anterior, o conteúdo certamente será interessante para quem o recebe

3. Alcance Previsível:
Quando faz uma publicação nas redes sociais, não tem a garantia de quantas pessoas verão essa mensagem, nem mesmo a comunidade que segue a sua pagina, isto porque a impressão dessa mensagem está sujeita a algoritmos que determinam que publicações são mais relevantes para cada utilizador.
No e-mail marketing, o mesmo não acontece. Uma das vantagens desta ferramenta é que é possível prever e definir o seu alcance. Se decidir enviar uma mensagem a 100 endereços de email, os 100 receberão o mesmo na caixa de entrada. Não consegue garantir se o mesmo é visualizado, mas isso já depende do conteúdo criado por si

4. Baixo custo
Outro ponto que torna o e-mail marketing bastante eficaz é o seu custo. Com uma boa ferramenta de envio de campanhas de e-mail (actualmente existem diversas no mercado, algumas de utilização gratuita até um determinado nº de emails), poderá facilmente criar o layout e conteúdo da mensagem, o que torna o custo de envio de uma campanha de e-mail bastante baixo, ao contrario da sua eficácia que é alta. Por tudo isto, o e-mail marketing é uma ferramenta com um ROI (retorno do investimento) elevado. Segundo a plataforma E-goi, o e-mail marketing tem um ROI de 3800%!

Que pontos deve ter em consideração na elaboração de um e-mail:

  1. Assunto: O assunto do e-mail deverá ser curto, apelativo e relevante. Significa isto que deve criar um assunto que leve à abertura do e-mail, mas que também esteja adequado com o conteúdo do mesmo.
  2. Remetente: é importante identificar a sua empresa, para que o cliente saiba de quem está a receber aquela mensagem.
  3. Personalização: Sempre que possível, deve iniciar a mensagem cumprimentando a pessoa que o recebe pelo nome.Homem, Smartphone, e-mail
  4. Design: além de apelativo, deve ser estruturado e profissional, adequado à mensagem que pretende transmitir.
  5. Responsivo: nos dias de hoje, a maioria dos e-mails são abertos no smartphone, como tal, o mesmo deve ser responsivo, isto é, adaptável aos diferentes formatos de ecrãs.
  6. Mensagem: A mensagem deve conter imagens e texto e ser adequada ao objectivo e ao publico-alvo, nas imagens, na linguagem e tom de comunicação.
  7. Timming: deve tentar perceber em que dia e hora o seu publico-alvo é mais propenso à consulta de e-mail, para que aumente a probabilidade do seu e-mail ser aberto.
  8. Call-to-action: Sempre que se revele importante deve colocar um call-to-action, isto é, um botão de acção que apele o leitor a clicar no mesmo e levá-lo para uma pagina de destino
  9. Pagina de destino: A pagina de destino deve ser uma continuidade do conteúdo do e-mail e se possível o ultimo passo do cliente no processo de decisão.
  10. Medição e controlo: Como todas as ferramentas de Marketing digital, a medição e controlo são essenciais para analisar a eficácia das mesmas. No e-mail é possível verificar a taxa de abertura, a taxa de cliques, quantas pessoas (que clicaram no e-mail) compraram o seu produto, entre muitas outras métricas.

Uma campanha de e-mail marketing, como todos os elementos de marketing, deve ter como base um plano de acção, que poderá ser descrito em 5 etapas básicas:

  • Definição do segmento/publico-alvo;        
  • Definir objectivos de cada campanha;
  • Determinar que conteúdo vai ser enviado;
  • Calendarizar e definir frequência de envios;
  • Definir as métricas a acompanhar

O e-mail marketing pode ser utilizado para diversos fins, nomeadamente, newsletters, informação de novos produtos, convites para eventos, nutrição de leads ou retargetting, mas num próximo post aprofundaremos este tema.

Esperamos que esta informação lhe seja muito útil, mas se tiver dificuldades em implementar campanhas de e-mail marketing, temos uma equipa para o apoiar e melhorar os seus resultados.

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Escrito por Mário Alves