Tem o seu website online, mas não obtém visitas?Pretende aumentar as suas vendas online? Uma das soluções mais eficazes e económicas é o Google Adwords.

Como referimos no artigo anterior em que apresentamos as principais vantagens do Google Adwords, neste artigo vamos fazer uma breve descrição de como criar a sua campanha de AdWords.
Comece por aceder à plataforma do Google Adwords. Nesta página deve iniciar a sua sessão Google™, através do Gmail. Se não tiver ainda conta no Google™, terá de criar uma.

Após iniciar a sua conta, entrará no painel de Descrição geral, e numa coluna à esquerda são apresentadas diversas opções.

Para facilitar o entendimento e aplicação dos passos seguintes, apresentamos a estrutura de utilização do google Adwords.

ESTRUTURA, campanha, Adwords

A campanha é o nível mais alto dentro da conta e para melhor mensurar os seus resultados, deverá criar uma campanha para cada produto ou marca que pretenda comunicar.

O grupo de anúncios é onde irá definir as palavras-chave relevantes para o seu negócio e que serão os termos que activarão os seus anúncios (se tiver dificuldade em saber quais as palavras-chave mais relevantes no seu mercado ou pretender validar as suas ideias, o google disponibiliza uma ferramenta para auxiliar nesta escolha, o Keyword Planner).

Os anúncios são o que, efectivamente, os seus potenciais clientes irão ver no momento da pesquisa e deverá ter um anúncio por cada palavra-chave.

Anuncio googleAgora que já está um pouco mais familiarizado com a plataforma, vamos iniciar o processo de criação dos seus anúncios.

Criação das Campanhas

O 1º passo é clicar em “Campanhas” e depois no botão “+ Campanha”, como mostra a imagem.

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O primeiro ecrã que irá visualizar é para selecionar o tipo de campanha: 

tipos, campanha adwords

Pesquisa: os seus anúncios apenas ficarão disponíveis nos motores de pesquisa;

Rede de Display: Além dos motores de busca, os seus anúncios serão adaptados à rede de sites parceiros do Google (google Adsense);

Shopping: Anúncios em que é possível apresentar fotografias dos produtos, preços e nome da sua empresa (Exemplo na imagem abaixo); 

anúncio, google, shoppingVideo: anúncio de video no Youtube e na rede de sites parceiros;

Aplicação: Anúncios a aplicações nas redes Google;

Sugerimos numa primeira campanha optar apenas pela rede de pesquisa, de modo a simplificar o processo e o seu acompanhamento.

Após selecionar o tipo de campanha, terá de escolher o objectivo da mesma:

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Logo depois desta configuração inicial, será direcionado para uma nova página com as informações abaixo:

  • Nome da campanha: opte por um nome que facilmente identifique a campanha/produto;
  • Locais: São as cidades ou países em que gostaria de divulgar os seus anúncios;
  • Idiomas: escolha o idioma dos sites em que gostaria que os anúncios sejam exibidos.
  • Orçamento diário: qual o valor que pretende investir diariamente;
  • Lances: Como quer pagar pelos seus anúncios.

As opções que devem ser preenchidas são:

Objetivo: escolhe o objetivo de lance para a sua campanha.

  • Cliques (CPC);
  • Conversões (CPA);
  • Valor de conversão;

 

Estratégia de lance: Escolha como quer que os seus lances sejam ajustados.

  • Definir lances manualmente (você escolhe o valor máximo para as suas palavras-chave)
  • Lances automáticos (o Google define automaticamente os lances)

 

Data de início e conclusão: pode optar por colocar uma data de conclusão da sua campanha, mas não é um campo obrigatório;

Público-alvo: é neste campo que deve implementar a sua segmentação;

Extensões: São informações adicionais para o seu anúncio.

Existem várias opções de extensões:

  • SiteLink: link para diferentes páginas de destino
  • Texto destacado: Adicione texto adicional ao seu anúncio, ex: entregas grátis;
  • Extensões de chamada: Adicione um número de telefone ou um botão de chamada

O 2º passo é Criar Grupos de Anúncios

Este é passo o mais curto. Apenas tem de definir um nome para o grupo de anúncios e selecionar as palavras-chave 

grupo anúncio AdwordsDentro da selecção de palavras-chave o google permite diferentes correspondências.

São elas:

Correspondência Ampla: permite que o seu anúncio seja exibido para variações e frases semelhantes. É o tipo de correspondência padrão para todas as palavras–chave selecionadas. Nestas não coloca nenhum símbolo.

Correspondência ampla modificada: o seu anúncio será activado apenas se as palavras forem exactas ou variações aproximadas (plural, erros ortográficos). Utiliza-se o sinal + antes das palavras (ex: +sapatilhas +de +fitness)

Correspondência de Frase: o seu anúncio será exibido apenas a pesquisas da frase exacta ou aproximações que contenham palavras antes ou depois da palavra-chave. Deverá colocar a palavra-chave entre aspas (‘“).  ex: Palavra-chave: “sapatilhas de fitness”; Activação: Comprar sapatilhas de fitness

Correspondência Exata: o anúncio será activado apenas se a palavra-chave estiver escrita exactamente da mesma forma que foi pesquisada (no entanto, em caso de erro ortográfico ou omissão de letras, o google associa à palavra-chave).

Coloca-se as palavras dentro de [ ]. Ex: [sapatilhas de fitness]

3° Passo: Criar Anúncios

Para criar o seu anúncio, basta clicar no botão de “+ Anúncio”. 

Escolher a opção “anúncio de texto” e preencher os campos da imagem seguinte:

criar anúncio AdwordsO Google disponibiliza 30 caracteres para o texto dos anúncios, em cada um dos campos de “Titulo”.

É nesta fase que deve implementar toda a sua criatividade e  produzir conteúdo apelativo ao seu público-alvo. Mas cuidado, porque o texto do anúncio deve corresponder ao produto e conteúdo da página de destino, não ceda à tentação de apresentar promessas que se revelam muito apelativas, mas que posteriormente não cumpre. Isto irá comprometer bastante o índice de qualidade do seu anúncio.

Depois de todos estes passos, o seu anúncio terá de ser revisto e aprovado pela Google e só após validação o mesmo será exibido!

Dicas para alcançar melhores resultados com os seus anúncios:

  • Colocar no título exactamente a palavra-chave correspondente;
  • Incluir sempre um CTA (call to action). Ex: “compre já”, “Ligue hoje”.
  • Criar testes A/B (2 a 3 anúncios diferentes, para fazer testes e perceber qual a melhor abordagem)
  • Utilizar como página de destino dos anúncios, se possível uma página exclusiva do produto ou alternativamente, a página do seu site que corresponde ao produto.

 

Como qualquer ferramenta em Marketing Digital, o Google Adwords permite mensurar diversos dados e é de extrema importância acompanhar o desenvolvimento dos diferentes anúncios a fim de optimizar os mesmos. E neste processo, o Google Analytics revela-se um excelente aliado.

Mas este é um tema complexo e longo que abordaremos em próximos artigos.

Esperamos que este artigo lhe seja útil na concretização da sua campanha.

Se necessitar de apoio de profissionais experimentes para alcançar os melhores resultados!

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Escrito por Mário Alves