O Google Adwords é a plataforma do Google onde é possível a criação de anúncios que serão apresentados quando alguém efectua uma pesquisa no motor de busca.
Se pretender alcançar resultados rápidos e com um baixo investimento, este é sem dúvida, o meio a utilizar!
É uma ferramenta incrível! Afinal, aquilo que todos os responsáveis de marketing, empresários ou empreendedores mais desejam é apresentar o anúncio certo, com uma mensagem relevante e no momento exacto em que os clientes estão a pesquisar e prontos para comprar.
Os anúncios de Adwords são os primeiros resultados a aparecer numa pesquisa e são assinalados com o rectângulo verde que menciona “anúncio” (conforme assinalado na imagem abaixo)
Para ficar com uma ideia da importância desta posição, apresentamos os seguintes dados:
Além da rede de pesquisa, existem também outros formatos de anúncios disponíveis no Google Adwords, os anúncios na rede display. Estes são exibidos em forma de banners e vídeos, em diversos sites parceiros do Google e em locais pré-definidos. Esta rede inclui também o Youtube, o qual actualmente é o segundo maior motor de busca do mundo.
Como funciona o Google Adwords…
O Google Adwords tem na sua génese o conceito de leilão, isto é, o anunciante que oferecia o valor mais alto para determinada palavra-chave, garantia a 1ª posição.
Contudo, o Google tem como principal objectivo apresentar o conteúdo mais relevante para os seus utilizadores, como tal, a plataforma evoluiu nesse sentido e actualmente, antes da apresentação dos anúncios, o Google efectua uma selecção dos mesmos.
E para tal, é atribuído a todos os anúncios uma classificação – Ad Rank.
Para obter o melhor Ad Rank é necessário ter em conta os seguintes critérios:
- O lance (valor) que está disposto a pagar por palavra-chave.
- Índice de Qualidade do seu anúncio (neste caso é avaliado a taxa de cliques, a relevância do anúncio e a experiência de utilização e adequação ao tema da página de destino)
O Google analisa estes dois factores e o anúncio que melhor conjugar ambos é o que irá aparecer na 1ª posição e assim sucessivamente até ao máximo de 4. Em alguns casos, poderão ser apresentados anúncios no final da página, mas tal acontece apenas em palavras-chave com um nível alto de concorrência.
Desta forma, graças ao Índice de Qualidade, mesmo que os lances da concorrência sejam mais altos do que o seu, o seu anúncio poderá conquistar uma posição de maior destaque por um valor menor.
Principais vantagens de anunciar no Google Adwords:
- Relação custo/benefício
Como o pagamento é feito por CPC (custo por clique) as campanhas em Adwords apresentam uma excelente relação entre o custo e o benefício.
- Segmentação
Na elaboração de uma campanha irá ter a possibilidade de selecionar diversos critérios que irão determinar com grande proximidade o seu público-alvo e apresentar os seus anúncios a quem está realmente interessado.
- Alta taxa de conversão
Como os seus anúncios apenas irão aparecer a pessoas interessadas, irá obter um aumento significativo dos leads e uma taxa de conversão elevada.
- Análise constante
Com o Google Adwords é muito fácil optimizar as campanhas em curso. No painel de controlo é possível verificar que anúncios estão a obter melhor desempenho e consequentemente gerir em quais devemos devemos investir mais ou quais devemos pausar.
- Roi (retorno do investimento)
Pelo tipo de pesquisa efectuado, baixo custo e segmentação criteriosa, o Google Adwords obtém um retorno de investimento elevado, principalmente se comparado com outros meios. O que torna a plataforma um excelente meio de comunicação
Em artigos futuros iremos apresentar como poderá criar campanhas e maximizar o seu investimento.
Até lá, se pretender investir em publicidade online e tiver alguma dúvida, não hesite em nos contactar. Teremos o maior prazer em o ajudar a obter grandes resultados para o seu negócio!
Escrito por Mário Alves