O Google Adwords é a plataforma do Google onde é possível a criação de anúncios que serão apresentados quando alguém efectua uma pesquisa no motor de busca.

Se pretender alcançar resultados rápidos e com um baixo investimento, este é sem dúvida, o meio a utilizar!

É uma ferramenta incrível! Afinal, aquilo que todos os responsáveis de marketing, empresários ou empreendedores mais desejam é apresentar o anúncio certo, com uma mensagem relevante e no momento exacto em que os clientes estão a pesquisar e prontos para comprar.

Os anúncios de Adwords são os primeiros resultados a aparecer numa pesquisa e são assinalados com o rectângulo verde que menciona “anúncio” (conforme assinalado na imagem abaixo)

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Para ficar com uma ideia da importância desta posição, apresentamos os seguintes dados:

dados pesquisa google

Além da rede de pesquisa, existem também outros formatos de anúncios disponíveis no Google Adwords, os anúncios na rede display. Estes são exibidos em forma de banners e vídeos, em diversos sites parceiros do Google e em locais pré-definidos. Esta rede inclui também o Youtube, o qual actualmente é o segundo maior motor de busca do mundo.

Como funciona o Google Adwords…

O Google Adwords tem na sua génese o conceito de leilão, isto é, o anunciante que oferecia o valor mais alto para determinada palavra-chave, garantia a 1ª posição.

Contudo, o Google tem como principal objectivo apresentar o conteúdo mais relevante para os seus utilizadores, como tal, a plataforma evoluiu nesse sentido e actualmente, antes da apresentação dos anúncios, o Google efectua uma selecção dos mesmos. 

E para tal, é atribuído a todos os anúncios uma classificação – Ad Rank. 

Para obter o melhor Ad Rank é necessário ter em conta os seguintes critérios:

  • O lance (valor) que está disposto a pagar por palavra-chave.
  • Índice de Qualidade do seu anúncio (neste caso é avaliado a taxa de cliques, a relevância do anúncio e a experiência de utilização e adequação ao tema da página de destino)

O Google analisa estes dois factores e o anúncio que melhor conjugar ambos é o que irá aparecer na 1ª posição e assim sucessivamente até ao máximo de 4. Em alguns casos, poderão ser apresentados anúncios no final da página, mas tal acontece apenas em palavras-chave com um nível alto de concorrência.

Desta forma, graças ao Índice de Qualidade, mesmo que os lances da concorrência sejam mais altos do que o seu, o seu anúncio poderá conquistar uma posição de maior destaque por um valor menor.

Principais vantagens de anunciar no Google Adwords:

  1. Relação custo/benefício

Como o pagamento é feito por CPC (custo por clique) as campanhas em Adwords apresentam uma excelente relação entre o custo e o benefício.

  1. Segmentação

Na elaboração de uma campanha irá ter a possibilidade de selecionar diversos critérios que irão determinar com grande proximidade o seu público-alvo e apresentar os seus anúncios a quem está realmente interessado.

  1. Alta taxa de conversão

Como os seus anúncios apenas irão aparecer a pessoas interessadas, irá obter um aumento significativo dos leads e uma taxa de conversão elevada.

  1. Análise constante

Com o Google Adwords é muito fácil optimizar as campanhas em curso. No painel de controlo é possível verificar que anúncios estão a obter melhor desempenho e consequentemente gerir em quais devemos devemos investir mais ou quais devemos pausar.

  1. Roi (retorno do investimento)

Pelo tipo de pesquisa efectuado, baixo custo e segmentação criteriosa, o Google Adwords obtém um retorno de investimento elevado, principalmente se comparado com outros meios. O que torna a plataforma um excelente meio de comunicação

Em artigos futuros iremos apresentar como poderá criar campanhas e maximizar o seu investimento.

Até lá, se pretender investir em publicidade online e tiver alguma dúvida, não hesite em nos contactar. Teremos o maior prazer em o ajudar a obter grandes resultados para o seu negócio!

 

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Escrito por Mário Alves