[vc_row][vc_column][vc_column_text][/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]gráfico-barras-crescimento-leadsO blog assume uma enorme importância em qualquer estratégia de Inbound Marketing das empresas. Sendo este o conteúdo que maior trafego e consequentemente leads
atrai. Segundo o Hubspot, “os blogs geram +67% de leads nas empresas onde existem”, um numero que exemplifica bem a importância e necessidade de ter um blog.

 

O Boom dos Blogs ocorreu à cerca de dezasseis, dezassete anos e pela facilidade de criação e actualização tornaram-se um verdadeiro fenómeno. Qualquer pessoa que gostasse de escrever poderia partilhar com o mundo as suas opiniões, os seus interesses, entre muitas outras coisas.

Mas esta proliferação, como na maioria das vezes, tem o seu lado menos positivo e começaram a surgir blogs pouco credíveis e com informações incorrectas, empresas que o utilizavam apenas para promover produtos ou angariar contactos sem sentido, o que desprestigiou esta ferramenta.

O aparecimento das redes sociais prejudicou ainda mais a utilização do blog.

Contudo, nestes últimos anos, os blogs renasceram e actualmente são parte essencial de qualquer estratégia de Marketing Digital.

E porque deve criar um blog

1.Estabelece liderança

Um blog com conteúdo de qualidade e relevante, contribui em muito para a “autoridade” de um site. Não somente permite ao seu website escalar nas pesquisas orgânicas do google (“autoridade” no google), como também o vai colocar como uma “autoridade” no mercado, os seus potenciais clientes irão vê-lo como alguém que sabe do que está a falar e confiar na sua marca.

2. Ajuda a ser encontrado no Google.

A publicação de artigos no blog permite que o seu website tenha muitas mais paginas indexadas no google.

Além disso, permite-lhe colocar links internos (para outros conteúdos do seu website) e também aumenta a probabilidade de outros sites colocarem links para o seu website.

Com tudo isto, certamente irá receber mais visitas e obter uma melhor posição nas pesquisas orgânicas.

3. Interactividade e Aproximação

Deve colocar sempre um espaço para comentários. É um óptimo meio de aproximação e interacção com os seus clientes e potenciais clientes. Permite obter feedback acerca do comportamento e interesses dos mesmos.

Além disso, poderá tirar ideias para futuros artigos, novos produtos/serviços e aprender com outras experiências e opiniões.

4. Dinamico

Um website por norma possui um conteúdo fixo, existindo alterações apenas se lançar novos produtos, novos catálogos, ou seja, situações esporádicas.

Com um blog, acontece exactamente o oposto, o seu Website ganha um dinamismo constante e isso faz com que visitem o seu website de forma recorrente.

5. Facilita o processo de decisão

O blog ajuda os potenciais clientes a manterem-se em contacto contínuo com o seu website e a esclarecer duvidas, responder a questões ou simplesmente a manter-se actualizado sobre o mercado.

E estas informações manterão a sua empresa próxima do seu potencial cliente e no momento em que ele esteja preparado para tom

ar a decisão de comprar o produto/serviço que você comercializa, já terá a sua marca na mente e poderá torná-la na primeira opção.

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O QUE ESCREVER NUM BLOG:

  • Artigos informativos, que ajudem a esclarecer duvidas/questões;
  • Divulgar novidades do mercado;
  • Tutoriais;

Mas acima de tudo, deve conhecer bem o seu publico-alvo de modo a adequar os conteúdos aos interesses do mesmo.

 

Se tiver dificuldade em enquadrar o blog na sua estratégia, na Living Strategies desenvolvemos estratégias de marketing digital personalizadas e adequadas à sua empresa.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_cta h2=”” style=”custom” custom_background=”#3399cc”]

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Escrito por Mário Alves