[vc_row][vc_column][vc_column_text][/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]O blog assume uma enorme importância em qualquer estratégia de Inbound Marketing das empresas. Sendo este o conteúdo que maior trafego e consequentemente leads
atrai. Segundo o Hubspot, “os blogs geram +67% de leads nas empresas onde existem”, um numero que exemplifica bem a importância e necessidade de ter um blog.
O Boom dos Blogs ocorreu à cerca de dezasseis, dezassete anos e pela facilidade de criação e actualização tornaram-se um verdadeiro fenómeno. Qualquer pessoa que gostasse de escrever poderia partilhar com o mundo as suas opiniões, os seus interesses, entre muitas outras coisas.
Mas esta proliferação, como na maioria das vezes, tem o seu lado menos positivo e começaram a surgir blogs pouco credíveis e com informações incorrectas, empresas que o utilizavam apenas para promover produtos ou angariar contactos sem sentido, o que desprestigiou esta ferramenta.
O aparecimento das redes sociais prejudicou ainda mais a utilização do blog.
Contudo, nestes últimos anos, os blogs renasceram e actualmente são parte essencial de qualquer estratégia de Marketing Digital.
E porque deve criar um blog
1.Estabelece liderança
Um blog com conteúdo de qualidade e relevante, contribui em muito para a “autoridade” de um site. Não somente permite ao seu website escalar nas pesquisas orgânicas do google (“autoridade” no google), como também o vai colocar como uma “autoridade” no mercado, os seus potenciais clientes irão vê-lo como alguém que sabe do que está a falar e confiar na sua marca.
2. Ajuda a ser encontrado no Google.
A publicação de artigos no blog permite que o seu website tenha muitas mais paginas indexadas no google.
Além disso, permite-lhe colocar links internos (para outros conteúdos do seu website) e também aumenta a probabilidade de outros sites colocarem links para o seu website.
Com tudo isto, certamente irá receber mais visitas e obter uma melhor posição nas pesquisas orgânicas.
3. Interactividade e Aproximação
Deve colocar sempre um espaço para comentários. É um óptimo meio de aproximação e interacção com os seus clientes e potenciais clientes. Permite obter feedback acerca do comportamento e interesses dos mesmos.
Além disso, poderá tirar ideias para futuros artigos, novos produtos/serviços e aprender com outras experiências e opiniões.
4. Dinamico
Um website por norma possui um conteúdo fixo, existindo alterações apenas se lançar novos produtos, novos catálogos, ou seja, situações esporádicas.
Com um blog, acontece exactamente o oposto, o seu Website ganha um dinamismo constante e isso faz com que visitem o seu website de forma recorrente.
5. Facilita o processo de decisão
O blog ajuda os potenciais clientes a manterem-se em contacto contínuo com o seu website e a esclarecer duvidas, responder a questões ou simplesmente a manter-se actualizado sobre o mercado.
E estas informações manterão a sua empresa próxima do seu potencial cliente e no momento em que ele esteja preparado para tom
ar a decisão de comprar o produto/serviço que você comercializa, já terá a sua marca na mente e poderá torná-la na primeira opção.
O QUE ESCREVER NUM BLOG:
- Artigos informativos, que ajudem a esclarecer duvidas/questões;
- Divulgar novidades do mercado;
- Tutoriais;
Mas acima de tudo, deve conhecer bem o seu publico-alvo de modo a adequar os conteúdos aos interesses do mesmo.
Se tiver dificuldade em enquadrar o blog na sua estratégia, na Living Strategies desenvolvemos estratégias de marketing digital personalizadas e adequadas à sua empresa.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_cta h2=”” style=”custom” custom_background=”#3399cc”]
FALE CONNOSCO
[/vc_cta][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_wp_text]
[icon name=”fa fa-linkedin” size=”30px”] [icon name=”fa fa-facebook” size=”30px”]
[/vc_wp_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_facebook][/vc_column][/vc_row]
Escrito por Mário Alves