Como está a imagem da sua Marca no mercado? Gostaria de a melhorar e aumentar as vendas ou facilitar o lançamento de novos produtos?

Entenda como a gestão de uma marca, influencia e ajuda a melhorar os seus resultados.

Antes de nos aprofundar-mos sobre a estratégia, vamos relembrar o conceito. 

O que é uma marca?

Phlip Kotler define que as marcas são “nomes, termos, sinais, símbolos que, unidos, identificam produtos e serviços de uma empresa e os diferenciam dos seus concorrentes”

Complementando, uma marca é um conjunto de características tangíveis e intangíveis, de valores, atributos, identidade e benefícios que representam uma entidade.

A marca é a principal representante comercial da empresa, é o que faz a ligação entre o produto/negócio e o cliente.

Mas a marca não é apenas um nome, não é apenas um logotipo, não é apenas o website.

Todas estes componentes fazem parte da construção da sua marca, mas estão longe de serem os únicos na essência da mesma.

A marca é tudo aquilo que remete ao negócio, da comunicação, produto aos colaboradores e o seu comportamento. 

E só trabalhando e alinhando todos estes pontos, poderá ambicionar que a percepção da sua marca na mente dos seus potenciais clientes seja a que pretende.

“Os produtos são criados na fábrica. As marcas são criadas na mente”. Walter Landor

E a percepção que o cliente tem sobre a sua marca, vai influenciar o processo de compra. Se a percepção for positiva, se a sua marca transmitir uma mensagem de credibilidade, fiabilidade e o público-alvo se identificar com os seus valores e personalidade, no momento de decisão, o seu cliente dará preferência ao seu produto em detrimento da concorrência, mesmo que o preço seja superior.

BRANDING — Estratégia de Posicionamento da Marca na Mente do Consumidor.

O Posicionamento da marca deriva e comunica o posicionamento estratégico definido no plano de Marketing.

Se o posicionamento estratégico passou pelas devidas etapas (segmentação + diferenciação) já está construída a base do processo de branding. 

O outro componente na criação da sua marca, e que é da maior importância, é definir o porquê da mesma, isto é, qual o propósito e o que se pretende que a marca represente. 

Um dos melhores exemplos da criação deste propósito é a Apple. A Apple não vende apenas aparelhos electrónicos com características diferentes, a marca Apple transmite um sentimento de pertença a um grupo diferenciado. Este posicionamento iniciou com a campanha de comunicação Think Different de 1997 e levou a uma das maiores recuperações de sempre de uma empresa, e apesar das assinaturas de marca terem mudado ao longo do tempo, o propósito e posicionamento da marca mantêm-se e actualmente é a marca mais valiosa do mundo. APPLE CAMPANHA THINK DIFFERENT

Após descobrir e definir o porquê da sua marca, deve enquadrar o mesmo com os valores da empresa e a criação de uma personalidade para a marca. Para facilitar a criação da personalidade, faça o exercício de imaginar que a sua marca é uma pessoa e defina o tipo de características, de linguagem, de proximidade e relação com os clientes será adoptada. 

A conjugação destas decisões irá definir o lado emocional da marca, o qual será o ponto de maior ligação com os seus clientes e o que diferenciará a sua marca das restantes.

As pessoas não compram o que vende, mas o porquê você vende. 

A sua marca ganha personalidade, forma e posicionamento quando transpõe os seus valores, emoções e diferenciação para as peças gráficas, para os seus textos e para as suas acções de comunicação.

Este processo deve iniciar com a elaboração da identidade visual da sua marca

IDENTIDADE VISUAL

A identidade visual da marca, é composta por diversos atributos:

NOME

O nome da marca deve ser fácil de pronunciar, simples, memorável e se possível, representar a empresa. É um ponto mais importante do que alguns empreendedores o consideram e deve evitar associar o seu nome pessoal.

LOGOTIPO

Logos, do grego, significa “conceito”. É o símbolo e representação gráfica da marca e que retrata o seu conceito.

Investir num logotipo que expresse a essência da sua marca, é essencial, pois é o que, juntamente com o nome, marcará a sua presença na memória do consumidor.

CORES

As cores têm significados e influenciam a percepção dos clientes. Defina as cores baseando-se no seu tipo de negócio, na imagem e personalidade que pretende que a sua marca assuma.

Por exemplo, a cor azul clara transmite confiança, lealdade, sinceridade e tranquilidade.

Os componentes visuais ajudam na percepção das pessoas sobre a sua marca, mas estes têm de ser complementados com os seguintes elementos:

  • Autenticidade: A sua marca tem de ser autêntica, genuína e com valores claros.
  • Relevância: ela precisa acrescentar algo na vida das pessoas, ser relevante.
  • Diferenciação: é essencial que ela se distinga claramente da concorrência.
  • Presença: é necessário estar presente nos locais certos, nos momentos certos e nas situações certas.
  • Entendimento: as pessoas precisam entender o seu porquê.
  • Consistência: a sua marca precisa manter a coerência e ser consistente em todos os meios.

É este conjunto de acções que fortalece, cria presença, cria vínculos, cria valor e no final irá melhorar os resultados da sua empresa.

A implementação destas acções, requer conhecimentos especializados, a Living Strategies dispõe de uma equipa experiente que o apoiará na criação da sua Marca.

PRETENDO SABER MAIS

Escrito por Mário Alves