Como está a imagem da sua Marca no mercado? Gostaria de a melhorar e aumentar as vendas ou facilitar o lançamento de novos produtos?
Entenda como a gestão de uma marca, influencia e ajuda a melhorar os seus resultados.
Antes de nos aprofundar-mos sobre a estratégia, vamos relembrar o conceito.
O que é uma marca?
Phlip Kotler define que as marcas são “nomes, termos, sinais, símbolos que, unidos, identificam produtos e serviços de uma empresa e os diferenciam dos seus concorrentes”
Complementando, uma marca é um conjunto de características tangíveis e intangíveis, de valores, atributos, identidade e benefícios que representam uma entidade.
A marca é a principal representante comercial da empresa, é o que faz a ligação entre o produto/negócio e o cliente.
Mas a marca não é apenas um nome, não é apenas um logotipo, não é apenas o website.
Todas estes componentes fazem parte da construção da sua marca, mas estão longe de serem os únicos na essência da mesma.
A marca é tudo aquilo que remete ao negócio, da comunicação, produto aos colaboradores e o seu comportamento.
E só trabalhando e alinhando todos estes pontos, poderá ambicionar que a percepção da sua marca na mente dos seus potenciais clientes seja a que pretende.
“Os produtos são criados na fábrica. As marcas são criadas na mente”. Walter Landor
E a percepção que o cliente tem sobre a sua marca, vai influenciar o processo de compra. Se a percepção for positiva, se a sua marca transmitir uma mensagem de credibilidade, fiabilidade e o público-alvo se identificar com os seus valores e personalidade, no momento de decisão, o seu cliente dará preferência ao seu produto em detrimento da concorrência, mesmo que o preço seja superior.
BRANDING — Estratégia de Posicionamento da Marca na Mente do Consumidor.
O Posicionamento da marca deriva e comunica o posicionamento estratégico definido no plano de Marketing.
Se o posicionamento estratégico passou pelas devidas etapas (segmentação + diferenciação) já está construída a base do processo de branding.
O outro componente na criação da sua marca, e que é da maior importância, é definir o porquê da mesma, isto é, qual o propósito e o que se pretende que a marca represente.
Um dos melhores exemplos da criação deste propósito é a Apple. A Apple não vende apenas aparelhos electrónicos com características diferentes, a marca Apple transmite um sentimento de pertença a um grupo diferenciado. Este posicionamento iniciou com a campanha de comunicação “Think Different” de 1997 e levou a uma das maiores recuperações de sempre de uma empresa, e apesar das assinaturas de marca terem mudado ao longo do tempo, o propósito e posicionamento da marca mantêm-se e actualmente é a marca mais valiosa do mundo.
Após descobrir e definir o porquê da sua marca, deve enquadrar o mesmo com os valores da empresa e a criação de uma personalidade para a marca. Para facilitar a criação da personalidade, faça o exercício de imaginar que a sua marca é uma pessoa e defina o tipo de características, de linguagem, de proximidade e relação com os clientes será adoptada.
A conjugação destas decisões irá definir o lado emocional da marca, o qual será o ponto de maior ligação com os seus clientes e o que diferenciará a sua marca das restantes.
As pessoas não compram o que vende, mas o porquê você vende.
A sua marca ganha personalidade, forma e posicionamento quando transpõe os seus valores, emoções e diferenciação para as peças gráficas, para os seus textos e para as suas acções de comunicação.
Este processo deve iniciar com a elaboração da identidade visual da sua marca
IDENTIDADE VISUAL
A identidade visual da marca, é composta por diversos atributos:
NOME
O nome da marca deve ser fácil de pronunciar, simples, memorável e se possível, representar a empresa. É um ponto mais importante do que alguns empreendedores o consideram e deve evitar associar o seu nome pessoal.
LOGOTIPO
Logos, do grego, significa “conceito”. É o símbolo e representação gráfica da marca e que retrata o seu conceito.
Investir num logotipo que expresse a essência da sua marca, é essencial, pois é o que, juntamente com o nome, marcará a sua presença na memória do consumidor.
CORES
As cores têm significados e influenciam a percepção dos clientes. Defina as cores baseando-se no seu tipo de negócio, na imagem e personalidade que pretende que a sua marca assuma.
Por exemplo, a cor azul clara transmite confiança, lealdade, sinceridade e tranquilidade.
Os componentes visuais ajudam na percepção das pessoas sobre a sua marca, mas estes têm de ser complementados com os seguintes elementos:
- Autenticidade: A sua marca tem de ser autêntica, genuína e com valores claros.
- Relevância: ela precisa acrescentar algo na vida das pessoas, ser relevante.
- Diferenciação: é essencial que ela se distinga claramente da concorrência.
- Presença: é necessário estar presente nos locais certos, nos momentos certos e nas situações certas.
- Entendimento: as pessoas precisam entender o seu porquê.
- Consistência: a sua marca precisa manter a coerência e ser consistente em todos os meios.
É este conjunto de acções que fortalece, cria presença, cria vínculos, cria valor e no final irá melhorar os resultados da sua empresa.
A implementação destas acções, requer conhecimentos especializados, a Living Strategies dispõe de uma equipa experiente que o apoiará na criação da sua Marca.
Escrito por Mário Alves