A comunicação é uma área chave e o plano o elemento essencial para o desenvolvimento de qualquer marca.

É com ele que cria e preserva a imagem e constrói a sua marca, um dos maiores activos que qualquer negócio possui.

Descubra os elementos essenciais para elaborar o seu plano de comunicação.

Como diz o provérbio: “Se não aparece, esquece!” 

E se até marcas como a Coca-cola ou a Nike têm necessidade de comunicar e estar presentes, então imagine a importância da comunicação para as restantes marcas.

Contudo, aparecer esporadicamente e sem coerência apenas irá prejudicar a sua reputação, daí ser obrigatório elaborar o plano de comunicação.

Este é uma continuidade do seu plano de marketing, o qual, se estiver correctamente desenvolvido, lhe dará as informações base para a sua comunicação, como sejam, quem é o seu publico-alvo, o segmento de mercado e o posicionamento.

Se ainda não desenvolveu o seu plano de marketing, aprenda como o fazer aqui

Com estes pontos definidos, partimos para os pontos directamente ligados à comunicação:

  • Os objectivos de comunicação;

  • Analisar a comunicação da concorrência;

  • A táctica

  • Os meios

  • Cronograma

  • Orçamento

  • Medição

Vamos então analisar cada um dos pontos mencionados:

  1. Objectivos

Como qualquer objectivo, estes também devem seguir a metodologia SMART. Neste momento, os objectivos correspondem apenas aos objectivos da comunicação (ex: aumento da notoriedade da marca em 10%)

  1. Analisar a concorrência

Analisar a concorrência é muito importante em diversos momentos, para perceber o que é bem feito, assim como, o que não é bem feito. Nunca se trata de copiar ideias, apenas de aprender, perceber o que estão a fazer de modo a criar ideias originais e diferenciarmo-nos no mercado. 

Neste ponto a análise incide sobre a comunicação. Os meios, canais, mensagens, etc.

No final desta análise devemos criar um quadro como exemplo abaixo:

Concorrência, comunicaçãoNOTA: este quadro poderá ter muitas outras colunas, mediante o mercado e as informações que é possível obter dos concorrentes.

  1. Táctica

Este é o momento de libertar a criatividade e definir a nossa táctica para a comunicação.

No mercado actual devemos dividir a nossa estratégia entre offline e online, sendo que ambos devem ser coerentes e complementares, contudo poderão variar nos objectivos e em alguns casos no público-alvo.

  1. Meios

Mediante as tácticas definidas e o nosso público-alvo, selecionamos os diversos meios que se enquadrem e se revelem os mais adequados para a transmissão da nossa mensagem.

Estes devem ter sempre em conta uma perspectiva holistica, isto é, a mensagem poderá diferenciar-se mediante os meios, no entanto, deve ser coerente entre todos e estar enquadrada no objectivo global do plano. 

  1. Cronograma

O cronograma tem o intuito de programar as diferentes acções e distribuí-las pelo período definido.

Exemplo para um plano a iniciar em Maio e a terminar em Dezembro. 

Cronograma, comunicação

  1. Orçamento

No orçamento devemos expor todas os custos associados à implementação do nosso plano. E estes podem ir desde, custos de desenvolvimento de um website ao custo de roll-up para a loja física ou o desconto a atribuir numa determinada promoção.

Exemplo: 

Orçamento, comunicaçãoNota: os valores apresentados são meramente exemplificativos e não representam a realidade.

  1. Medição 

Por último, um dos pontos mais importantes, acompanhar a evolução do seu plano e garantir que o mesmo está no caminho certo.

Para tal, deve definir os KPI’s mais importantes e estabelecer períodos de avaliação, para que lhe seja possível ajustar os meios ou mesmo a táctica e no final alcançar os objectivos propostos.

Esperamos que este artigo lhe seja útil e o ajude a definir o plano de comunicação para 2019. Se tiver alguma questão ou pretender esclarecimento adicionais, estamos disponíveis para o ajudar a comunicar a sua marca e alcançar os melhores resultados.

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