[vc_row][vc_column][vc_column_text][/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

Após concluirmos os pontos anteriores, diagnóstico e estratégias de marketing, chegamos ao momento de dar azo à nossa criatividade e definirmos o plano de acção para o nosso plano de marketing.

Nesta fase da elaboração do nosso plano, iremos definir o seguinte:

  • Actividades de marketing 
  • Cronograma
  • Orçamento e ROI
  • Avaliação e controlo

 

Actividades de Marketing

As actividades de marketing, são as acções (comunicação, campanhas, promoções, lançamentos, etc.) que iremos realizar de modo a comunicarmos a nossa estratégia aos consumidores/clientes. Estas acções poderão ser divididas entre online e offline.

A comunicação online, refere-se à comunicação efectuada na internet. A qual pela diversidade e complexidade dos meios, necessita por si só de uma estratégia, a estratégia de marketing digital

A comunicação offline, corresponde aos meios mais “tradicionais”, como sejam: Loja (própria ou de terceiros), televisão, revistas, outdoors, muppis, etc.

Relembramos que a comunicação deve ser coerente em todos os canais, isto é, a marca deve transmitir o seu posicionamento e o seu porquê em todos os meios, mesmo que a linguagem ou conteúdo variem consoante o público-alvo, a base deverá ser similar.

Nesta fase, sugerimos que efectue um brainstorming com toda a sua equipa e dêem total liberdade à criatividade, sem preconceitos ou receios, por vezes a ideia que inicialmente parecia ser a mais descabida é apenas disruptiva e a que alcança os melhores resultados.

Anotem todas as acções que surjam. 

Posteriormente, de todas as ideias que dispõem, selecionem aquelas que melhor se enquadram com a estratégia e objectivos definidos. Mais uma vez, salientamos que devem manter a mente aberta e optar por ideias diferentes, desde que se enquadrem no referido anteriormente.

De seguida, deve registar e organizar as acções num quadro onde seja possível identificar facilmente os seguintes pontos:

  • O quê
  • Como
  • Objectivo
  • Medição

Para facilitar a identificação, atribua um nome a cada uma das acções.

Deixamos aqui um exemplo de quadro:

Planeamento marketing

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Definidas as acções e como iremos abordar o mercado, o próximo passo é decidir em que momento faz sentido implementar cada uma, para tal, devemos elaborar o nosso cronograma.

Cronograma

Dependendo do horizonte temporal do seu plano de marketing (3, 6 ou 12 meses) e das suas acções, este cronograma poderá ser dividido em meses ou semanas.

Cronograma, marketing

Definidos estes pontos mais criativos, é o momento de passar para os elementos financeiros, essenciais para manter o controlo e analisar a eficácia da nossa estratégia. 

Vamos elaborar o orçamento e medir o ROI. Para elaborar o orçamento, devemos ter em conta todas as despesas de marketing, a previsão de vendas e o lucro resultante.

Orçamento de Marketing

Marketing, orçamentoNota: este orçamento não representa nenhuma empresa real, é uma situação fictícia e com valores aleatórios.

Avaliação e controlo

Como qualquer estratégia ou acção, o plano de marketing também deve ser alvo de um controlo e avaliação. Para tal, devemos acompanhar a sua implementação e evolução para garantir que o mesmo está no caminho certo. E caso tal não ocorra, atempadamente fazermos as correcções e alterações necessários para que o objectivo final seja alcançado.

O caminho pode ser uma linha recta ou um percurso sinuoso e com muitas curvas, mas se no final conseguirmos cortar a meta, alcançamos o sucesso.

O método para acompanhar o desenrolar do plano é a criação de indicadores chave de perfomance (KPI). Estes KPI’s devem ser definidos mediante a sua relevância para o plano e tendo em conta os objectivos definidos, sendo que devem ser claros na sua designação, isto é, tem de ser facilmente perceptível o que vamos controlar, quando vamos controlar e como vamos controlar. 

Ex: Se o nosso objectivo é aumentar a média de leads qualificados angariados mensalmente, então o nosso KPI deve ser verificar o nº de leads angariados ou o nº de contactos mensais.

Ao validarmos estes KPI’s, facilitamos a avaliação do plano de marketing e do seu desenvolvimento, permitindo que retiremos as devidas conclusões.

E com este artigo fechamos a serie do plano de Marketing. Esperamos que este conteúdo o ajude a alcançar os seus objectivos.

Se necessitar de auxilio na elaboração ou implementação do seu plano de Marketing, coloque-nos as suas questões. [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_cta h2=”” style=”custom” custom_background=”#2999d6″]

Deixe-nos a sua questão

[/vc_cta][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_wp_text]

      [icon name=”fa fa-linkedin” size=”30px”]       [icon name=”fa fa-facebook” size=”30px”]

[/vc_wp_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_facebook][/vc_column][/vc_row]

Escrito por Mário Alves