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Após concluirmos os pontos anteriores, diagnóstico e estratégias de marketing, chegamos ao momento de dar azo à nossa criatividade e definirmos o plano de acção para o nosso plano de marketing.
Nesta fase da elaboração do nosso plano, iremos definir o seguinte:
- Actividades de marketing
- Cronograma
- Orçamento e ROI
- Avaliação e controlo
Actividades de Marketing
As actividades de marketing, são as acções (comunicação, campanhas, promoções, lançamentos, etc.) que iremos realizar de modo a comunicarmos a nossa estratégia aos consumidores/clientes. Estas acções poderão ser divididas entre online e offline.
A comunicação online, refere-se à comunicação efectuada na internet. A qual pela diversidade e complexidade dos meios, necessita por si só de uma estratégia, a estratégia de marketing digital
A comunicação offline, corresponde aos meios mais “tradicionais”, como sejam: Loja (própria ou de terceiros), televisão, revistas, outdoors, muppis, etc.
Relembramos que a comunicação deve ser coerente em todos os canais, isto é, a marca deve transmitir o seu posicionamento e o seu porquê em todos os meios, mesmo que a linguagem ou conteúdo variem consoante o público-alvo, a base deverá ser similar.
Nesta fase, sugerimos que efectue um brainstorming com toda a sua equipa e dêem total liberdade à criatividade, sem preconceitos ou receios, por vezes a ideia que inicialmente parecia ser a mais descabida é apenas disruptiva e a que alcança os melhores resultados.
Anotem todas as acções que surjam.
Posteriormente, de todas as ideias que dispõem, selecionem aquelas que melhor se enquadram com a estratégia e objectivos definidos. Mais uma vez, salientamos que devem manter a mente aberta e optar por ideias diferentes, desde que se enquadrem no referido anteriormente.
De seguida, deve registar e organizar as acções num quadro onde seja possível identificar facilmente os seguintes pontos:
- O quê
- Como
- Objectivo
- Medição
Para facilitar a identificação, atribua um nome a cada uma das acções.
Deixamos aqui um exemplo de quadro:
Definidas as acções e como iremos abordar o mercado, o próximo passo é decidir em que momento faz sentido implementar cada uma, para tal, devemos elaborar o nosso cronograma.
Cronograma
Dependendo do horizonte temporal do seu plano de marketing (3, 6 ou 12 meses) e das suas acções, este cronograma poderá ser dividido em meses ou semanas.
Definidos estes pontos mais criativos, é o momento de passar para os elementos financeiros, essenciais para manter o controlo e analisar a eficácia da nossa estratégia.
Vamos elaborar o orçamento e medir o ROI. Para elaborar o orçamento, devemos ter em conta todas as despesas de marketing, a previsão de vendas e o lucro resultante.
Orçamento de Marketing
Nota: este orçamento não representa nenhuma empresa real, é uma situação fictícia e com valores aleatórios.
Avaliação e controlo
Como qualquer estratégia ou acção, o plano de marketing também deve ser alvo de um controlo e avaliação. Para tal, devemos acompanhar a sua implementação e evolução para garantir que o mesmo está no caminho certo. E caso tal não ocorra, atempadamente fazermos as correcções e alterações necessários para que o objectivo final seja alcançado.
O caminho pode ser uma linha recta ou um percurso sinuoso e com muitas curvas, mas se no final conseguirmos cortar a meta, alcançamos o sucesso.
O método para acompanhar o desenrolar do plano é a criação de indicadores chave de perfomance (KPI). Estes KPI’s devem ser definidos mediante a sua relevância para o plano e tendo em conta os objectivos definidos, sendo que devem ser claros na sua designação, isto é, tem de ser facilmente perceptível o que vamos controlar, quando vamos controlar e como vamos controlar.
Ex: Se o nosso objectivo é aumentar a média de leads qualificados angariados mensalmente, então o nosso KPI deve ser verificar o nº de leads angariados ou o nº de contactos mensais.
Ao validarmos estes KPI’s, facilitamos a avaliação do plano de marketing e do seu desenvolvimento, permitindo que retiremos as devidas conclusões.
E com este artigo fechamos a serie do plano de Marketing. Esperamos que este conteúdo o ajude a alcançar os seus objectivos.
Se necessitar de auxilio na elaboração ou implementação do seu plano de Marketing, coloque-nos as suas questões. [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_cta h2=”” style=”custom” custom_background=”#2999d6″]
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Escrito por Mário Alves